domingo, 11 de maio de 2014

Origem do sobrenome Oliveira

Oliveira é um sobrenome de origem toponímica por está relacionado ao Paço de Oliveira na Freguesia de Santa Maria de Oliveira, que integra o concelho de Arcos de Valdevez, que pertence ao distrito de Viana do Castelo, situado na sub-região Minho-Lima, que faz parte da região Norte de Portugal.
A pessoa mais antiga que se tem conhecimento a utilizar esse sobrenome era o Pedro de Oliveira, casado com Elvira Anes Pestana, filha de João Pestana. Pedro teve de Elvira:
1. O arcebispo de Braga, D. Martim Pires de Oliveira (?-1313) instituiu em 1306, um morgado para o seu irmão Pedro Pires de Oliveira nas terras que havia herdado do seu pai.
2. Pedro Pires de Oliveira, foi o criador e administrador do morgado de Sobrado (também conhecido como Vale dos Sobrados). Pedro nomeou D. Rodrigo, bispo de Lamego (filho de D. Martim Pires de Oliveira) como herdeiro do morgado. D. Rodrigo se casou com Dª. Mór Mendes e dela teve prole.
O morgado de Sobrado foi absorvido pelo de Oliveira posteriormente.
3. Mem Pires de Oliveira se casou com Guiomar Martins, filha de Martim Pires Podentes e Dª. Teresa Martins.
4. Dª Usenda de Oliveira ,foi casada com Afonso Anes de Brito, clérigo de Évora;
5. Maria Pires, foi casada com Lourenço Pires de Soalhães.
6. João Pires.
7. Teresa Pires.

A família Oliveira é tida como uma família de origem judia, no entanto, os Oliveiras nobres (talvez os acima descritos) descendam da antiquíssima família Oliva romana.
Vale mencionar que algumas famílias Oliveiras talvez não tenham nenhuma relação genealógica com a acima comentada, tendo em vista que outras podem ter adotado o nome por serem produtoras de azeite (óleo vegetal derivado das azeitonas, fruto das oliveiras muito apreciado na Europa) ou simplesmente que viviam perto de um olival (conjunto arbóreo de oliveiras).
Não esquecendo dos casos de judeus que adotaram o sobrenome.

Baseado em pesquisas na enciclopédia colaborativa online Wikipédia + site Origem do Sobrenome (http://bit.ly/2BqKuoU) + site Dicionário de Nomes Próprios (http://bit.ly/2zHRYqj)

Nenhum comentário:

Postar um comentário