sábado, 7 de setembro de 2013

Le Havre de Grâce no tempo dos piratas

Toussaint Grugel saiu do porto de Le Havre de Grace em 19/11/1556, quando embarcou no navio Grand Roberge (tinha apenas 13 anos), sob o comando do Capitão Santa Maria. Enquanto, que o Vice-Almirante Bois Le Comte, manobrava o navio Petit Roberge (José Guilherme Correa).
E foi nessa cidade que Toussaint nasceu em 1543 e viveu os primeiros anos de sua vida.
Le Havre de Grâce está situada no estuário do Rive Seine. A cidade foi fundada pelo Roi François I de France em oito de outubro de 1517, devido a situação cada vez mais crítica dos portos históricos de Harfleur e Honfleur.
Ficou conhecida após a sua fundação (por um tempo) como Franciscopolis, tendo sido renomeada para Le Havre de Grâce (que significa "O Porto de Graça"), devido a Cathédrale Notre-Dame-de-Grâce, que por sua vez já existia bem antes da fundação oficial da cidade. O termo havre significava em tempos antigos, porto.
A Reforma Protestante surtiu bastante efeito na antiga província Nourmandie, porque John Venable, distribuidor de livros da cidade francesa Dieppe ajudou a espalhar pelas regiões de Pays de Caux e Basse-Normandie, a ideologia de Martin Luther e Jean Calvin.
Na época de Toussaint Grugel, a cidade vivenciou os efeitos da Guerra das Religiões... Não é a tôa que ele de lá saiu ainda menino....
Foi do porto dessa cidade que Nicolas Durand de Villegagnon, partiu em 14 de agosto de 1555 para fundar La France Antarctique...
No últimos anos do século XVI chegavam aos montes produtos americanos no porto da cidade: tabaco, açúcar e couro.
Resumindo a história dessa cidade: séculos depois a cidade foi destruída durante a I e II Guerra Mundial, principalmente na última, tendo sido reconstruída posteriormente com uma identidade arquitetônica que se fosse expressada numa personalidade deveria ser: moderna e forte. 
Nos dias de hoje, a cidade é simplesmente conhecida como Le Havre e inspirado no nome antigo, há uma cidade estaduniense chamada Havre de Grace, Harford County no estado de Maryland.


Planta da Vila de Le Havre de Grâce em 1530.
Baseado em pesquisas na enciclopédia colaborativa online Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário