sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Escrevendo biografias no Wikipédia

Olá leitores,
Aproveitarei para os informar algo que nem cheguei a comentar aqui, que infelizmente optei por abandonar o Wikipédia, portanto (eu pelo menos durante muito tempo em meses /anos ou nunca mais redigirei biografias em tal enciclopédia colaborativa online).
Desabafo que é burocrático e desgastante argumentar por A, B ou C a importância de alguém, ainda que sejam citadas as fontes, ter de ir de um lugar ao outro, caso queiram que o trabalho seja fundido/excluído (entre outras possibilidades)...
Tal enciclopédia é feita por pessoas, logo, as pessoas possuem pontos de vista diferentes, e por esse motivo interpretam algo de um jeito que também não é igual, afinal de contas as pessoas (até mesmo os gêmeos) vivenciam experiências, sensações que as moldam o longo dos anos.
Quero enfatizar, que não estou condenando o site (Wikipédia) e nem as pessoas com quem lidei por lá nos últimos dias (assim como devem ter errado comigo, devo ter errado também com algum deles em algum momento), apenas informando que foi o melhor a fazer, pelo menos nesse momento (já que posso ou não voltar daqui uns 6 meses, 1 ano, 5 anos ou nunca mais).
O bom de tal vivência de 1 mês e 8 dias (pra ser exato comecei em 3 de dezembro de 2017 às 01h12min e resolvi parar ás 23h14min de 10 de janeiro de 2018). Tal vivência serviu pra que desenvolvesse e aprimorasse meu estilo biográfico pessoal (baseado numa das maiores enciclopédias online do mundo), algo que facilitará futuros textos no meu blog.
E sendo o blog algo meu, poderei ter certa liberdade pra tecer alguns comentários (que lá não seriam permitidos devido ao caráter enciclopédico, tais como teorias, suposições, divergências...).
E o maior lado positivo é que voltarei a me dedicar ao Meu Sangue Brasileiro! :)

Números:
* reescrevi 5 biografias;
* escrevi 4 biografias;
* tentei publicar 1 biografia, que foi recusada (e daí optei por abandonar o site por ora).
* entrei em algumas discussões (debates), porém considero apenas duas como as mais significativas: a primeira que foi referente a minha "estréia" no Wikipédia para defender a biografia de um vulto histórico e o última após ter um artigo excluído, argumentei, refleti e optei por não mais defender, e não fazer mais contribuições lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário