segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Pagando uma promessa lusitana (o desfecho)

Para entender esse texto, recomendo a leitura do outro texto.
Em 30/11/2017 visitei o IPHAN para pegar o resultado das pesquisas (da visita que fiz dias antes, na qual havia solicitado informações), após ser informado por contato via telefone que já estava disponível.
Aproveitei que estava próximo e me arrisquei a ir ao Arquivo Público Municipal (e tive sorte de o encontrar aberto \o/).
Consultei documentos centenários (ou prestes a se tornarem) e obtive mais informações.
No mesmo dia, estive pela primeira vez no Museu Amazônico, aproveitei para visitar uma biblioteca (que eu nem sabia existir lá).
Consultei livros e enfim encontrei respostas.
Numa das citações há a informação que a B.Antunes & Cia é sucessora da B. A. Antunes & Cia...
Em tal livro informa que a B. Antunes declarou falência em 1914. 
(Deixo essa informação em destaque aqui, pois pode ser do interesse de alguém).

No dia seguinte (01/12/2017) digitalizei o conteúdo do IPHAN e digitei tudo o que encontrei em tais andanças pela cidade.
Tudo o que peguei de livros escrevi manualmente hahaha (ás vezes minhas mãos doíam devido ao costume de já não escrever tanto).

Considerei todo esse processo uma experiência incrível, emocionante, desafiante. Tive a sensação de tá numa caça ao tesouro. Foi uma honra procurar respostas para algo de tal magnitude.
Fico feliz por ter cumprindo a "promessa" que fiz e ter atendido o pedido de pesquisa a altura, de forma a deixá-los contentes lá no Velho Continente em terras lusitanas (apesar da minha demora, acho que no fim das contas, consegui me redimir).

E finalizo tal relato de experiência que fiz questão de escrever aqui por ser algo relacionado a genealogia, a história, a geografia e ciências relacionadas. Talvez eu sirva de inspiração para outros. E já que tal pesquisa começou por aqui, então julgo que também deve ser finalizada por aqui.

Complexo Booth Line em ruínas em Manaus - AM, Brasil
Fonte: Instituto Durango Duarte - IDD

Nenhum comentário:

Postar um comentário