sábado, 1 de março de 2014

Origem do sobrenome Batista

Batista é um sobrenome de origem religiosa, pois está relacionado ao profeta bíblico João Batista, primo de Jesus Cristo.
Antigamente recebia tal sobrenome quem nascia no dia 24 de julho, dia instituído pela Igreja Católica Apostólica Romana para celebrar o nascimento de São João Batista ou ainda 29 de agosto, a sua decapitação.
Batista é a forma portuguesa da palavra latina baptistae, que deriva da palavra grega βαπτιστής /baptistēs/, que significa "o que batiza" ou ainda "batizar", "imergir", "lavar".

João Batista (2.a.C - 27 d.C) batizou seu primo Jesus Cristo no Rio Jordão. João Batista foi morto a mando do Rei Herodes Antipas (Ἡρῴδης Ἀντίπατρος) que era casado com a sua meia-sobrinha Herodíade (Ηρωδιάς). Tanto Herodes quanto Herodíades se divorciaram para poder se casar, e por esse motivo tal união foi condenada por João Batista.
João Batista foi preso por tá supostamente envolvido em uma revolução. Na verdade, tudo não passou de uma vingança de Herodíades, que induziu o seu marido Herodes Antipas a matar João.
João foi degolado e sua cabeça foi posta em uma bandeja de prata ao pedido da filha de Herodíades, Salomé (Σαλώμη), fruto do seu primeiro matrimônio.

Portanto, várias pessoas foram batizadas com tal sobrenome por causa da religião cristã, e com o passar dos anos, muito provavelmente (em alguns casos) passou a ser passado de geração a geração como um sobrenome.
Os pais batizavam seus filhos com tal sobrenome como uma forma de conseguir a proteção de São João Batista.
Logo, quem possui tal sobrenome pode vir a não ter nenhuma relação genealógica/sanguínea com outra pessoa que o tenha, já que famílias diferentes batizavam seus filhos nas referida datas.
Há ainda o caso das crianças orfãs, cuja ascendência era desconhecida, e que eram batizadas com nomes religiosos.

Tal sobrenome não possui brasão se considerados os livros Armorial Lusitano e Armeiro-Mór de Portugal, eu opto por me confiar em tais obras, a não ser que encontre evidências confiáveis que esse nome de família possui um brasão.

Texto baseado no site Origem do Sobrenome (http://bit.ly/2yvdmgj) + artigo do site Webartigos de Djanira Sá Almeida (http://bit.ly/2yvvjLs) + pesquisas na enciclopédia colaborativa online Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário