sábado, 25 de janeiro de 2014

Origem do sobrenome Nascimento

A origem do referido sobrenome é religiosa. Como assim? Já já irei explicar.
Antigamente recebia tal sobrenome quem nascia no dia 25 de dezembro (e acho que próximo da data), por ser tal dia pelo ponto de vista da Igreja Católica Apostólica Romana, considerado como o do nascimento de Jesus (ישוע em hebraico).
Portanto, várias pessoas foram batizadas com tal sobrenome por causa da religião cristã, e com o passar dos anos, muito provavelmente (em alguns casos) passou a ser passado de geração a geração como um sobrenome.
Os pais batizavam seus filhos com tal sobrenome como uma forma de conseguir a proteção divina de Jesus Cristo.
Logo, quem possui tal sobrenome pode vir a não ter nenhuma relação genealógica/sanguínea com outra pessoa que o tenha, já que famílias diferentes batizavam seus filhos na referida data.

Há ainda quem especule que seja o aportuguesamento do nome do extinto Ducado de Nassau. Vale lembrar que tal ducado foi governado pela Casa de Nassau, cujos descendentes atualmente governam o Reino da Holanda / Países Baixos (Nederland) e o Grão-Ducado do Luxemburgo (Groussherzogtum Lëtzebuerg). Lembrem-se que houve a imigração alemã (e de outros) povos ao longo dos séculos para o Brasil (especialmente no século XIX) ou ainda que ocorreu a Invasão Holandesa no Nordeste. 
De acordo com o portal da revista Mundo Estranho (http://abr.ai/2gokfd9), quem possuía tal sobrenome (Nassau) e vivia em terras ibéricas recebia o sobrenome Nascimento.
Há ainda uma interessante hipótese no Yahoo! Respostas (http://bit.ly/2zsEoDz), que comenta que não sendo possível retirar o nome da família de algo (cidade, rio, montanha, profissão, etc) davam o nome de Nascimento. Isso faz sentido para mim se considerado o caso das crianças orfãs, cuja ascendência era desconhecida, e que eram batizadas com nomes religiosos.
Tal sobrenome não possui brasão se considerado os livros Armorial Lusitano e Armeiro-Mór de Portugal, eu opto por me confiar em tais obras, a não ser que encontre evidências confiáveis que esse nome de família possui um brasão.

Jesus Cristo é o pai do cristianismo que consiste nas suas três principais divisões: o catolicismo, a ortodoxia e o protestantismo.
Conforme o Dicionário Online de Português, o termo nascimento é um substantivo feminino e significa: nascença; ação ou resultado de nascer, de vir ao mundo.
Jesus de Nazaré foi o Messias esperado do Antigo Testamento, e por ter sido aguardado o seu nascimento foi profetizado:
  • Nasceria de uma virgem e seria concebido pelo Espírito Santo;
  • Nasceria na cidade de Belém da Judéia, terra natal do Rei David (דוד);
  • Nasceria para que o seu povo fosse liberto (do pecado);
  • A Estrela de Belém anunciou o seu nascimento, e guiou três magos que o presentearam;
É notório que devido a tais profecias (e outras não mencionadas) que o nascimento de Cristo seja muitíssimo relevante para ser relembrado no batismo de crianças (com um nome) ao longo dos séculos (Idade Média e Moderna).









Texto baseado em pesquisas no site Origem do Sobrenome (http://bit.ly/2kVFqVs) + site Dicionário de Nomes Próprios (http://bit.ly/2zekgUE) + blog Brasão de Famíia (http://bit.ly/2kTrtaq) + pesquisas na enciclopédia colaborativa online Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário